“Florasteira é entrega. É sobre caminhar entre a linha que liga o risco e o desejo. É assumir o próprio risco. Desaguar. Permitir: dar lugar. Entre segredos, amores, conflitos e sentimentos, convido a todes a apreciarem e a se entregarem tanto quanto eu me entreguei a vocês!” – BFLORA {Siga o canal dela no YouTube}
01) Voa – 00:24
02) Quem Atira Também Morre – 03:28
03) Queima – 06:21
04) Céu da Boca – 09:28
05) Efêmero – 12:55
06) Me Mostra Tua Cor (de Luccas Maia) – 15:53
Entrevista – 18:49
Nascida numa “família de seresteiros”, Bruna Garcia Florentino, a BFLORA, estuda música desde os 6 anos de idade. Pôde desenvolver seus talentos para o canto e o violão como estudante do Instituto Federal de Goiás (IFG), no curso de Instrumentos Musicais. Talento emergente no cenário artístico goiano, a cantora, compositora, musicista e poetisa apresenta ao público em primeira mão, em Abril de 2021, o projeto Florasteira, contendo 5 canções autorais, além de uma versão para uma composição de Luccas Maia.
Em 2020, a artista começou a se destacar nos palcos da cidade de Goiânia, atuando em saraus e festivais. Foi uma das atrações dos eventos produzidos pel’A Casa de Vidro: Fritos da Terra – Festival de Música Autoral (1ª edição, realizado em Março de 2020, em que dividiu o palco com Diego Mascate, Rheuther, Bruno Brogio e Akira Ak) e Confluências: Festival de Artes Integradas (9ª edição, em parceria com o IFG, em que ela apresentou 2 vídeos: “Drão” de Gilberto Gil e uma canção de sua própria autoral interepretada no Fritos da Terra). Acesse a Mostra de Artes Integradas do Confluências: Dia 1 – Dia 2 – Dia 3.
BFLORA também integra o projeto SerSóDois, junto com sua irmã Natália Garcia, que lançou em 2021, com produção audiovisual d’A Casa de Vidro, este vídeo com 12 maravilhosas canções da MPB clássica e contemporânea: são composições de Caetano Veloso, Luiz Gonzaga, Milton Nascimento, T. Jobim e V. Moraes, Aldir Blanc e João Bosco, P. Moska, Maria Gadu, Macau, L. Luna, C. Brown, M. Monte e N. Reis.
O projeto foi contemplado com recursos da Lei Aldir Blanc – Secretaria de Estado de Cultura de Goiás. Gravado em A Casa de Vidro Ponto de Cultura em Abril de 2021. Colaboradores: Ênio Gonçalves, Natália Garcia, Larovski. Filmagem, montagem e captação de som: Eduardo Carli de Moraes.
Cada vez mais, Goiânia destaca-se como um dos epicentros brasileiros para a boa música – nos últimos anos, com a consolidação do cenário dos Novos Goianos (título do excelente documentário de Isaac Brum), artistas como Carne Doce, Boogarins, Diego Mascate, Bruna Mendez, Chá de Gim, Terra Cabula, Mundhumano, Luiza Camilo, Ave Eva, Lorrana Santos, dentre muitos outros, constituem um dos cenários mais efervescentes do país. BFLORA e SerSóDois chegam para somar seus talentos imensos a este grande caldeirão de criatividade coletiva.
Contamos com a colaboração de todxs que valorizam a expressão artística autêntica, e querem colaborar com cenário musical independente, autoral e alternativo, para que apreciem e divulguem este trabalho!
Bflora cita como influências em seu trabalho figuras como Luedji Luna (de quem já gravou a canção “Goteira”), Laura Sette (integrante do grupo de mulheres rappers Fenda), Luanna Angélica (jovem talento emergente de Goiânia), a rapper Flora Matos, a artista Budah, dentre outros. No cenário internacional, conta que admira e acompanha o trabalho de Lauryn Hill, que integrava o grupo The Fugees, e gosta muito de Esperanza Spalding. Nos links, apreciem um pouco destas referências que inspiram o trabalho Florasteira!
FLORASTEIRA – Projeto musical revela os talentos de BFLORA. Uma produção audiovisual @acasadevidro (2021, 32 min). Escute as 6 canções e a entrevista: https://t.co/5B85eVE4Jv
— A Casa de Vidro (@acasadevidro) April 30, 2021
Publicado em: 30/04/21
De autoria: Eduardo Carli de Moraes
Trabalhos como essas, trazem de volta uma musicalidade pessoal sem rolotolos e dando a devida importância a música! Parabéns por tornar possível ouvir coisas boas e deferente da maré de lamas musicais do nosso país. Parabéns!
A Casa de Vidro Ponto de Cultura e Centro de Mídia
Beto Lima
Comentou em 03/05/21